Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

Municípios do Estado do Amazonas - O Estado do Amazonas possui 62 municípios espalhados numa área de 1.567.953 km². Entre os mais importantes, destacam-se:

Itacoatiara - A cidade possui atrativos naturais e culturais, como lagos, rios, formações rochosas. No início de setembro realiza-se o Festival da Canção de Itacoatiara. Distante 240 quilômetros pela rodovia AM -001. Há transporte regular de ônibus.

Manacapuru - Situada a apenas 80 quilômetros de Manaus, a pequena cidade banhada pelo rio Solimões é cercada por bela paisagem. Há lagos, rios e fazendas. Acesso pela travessia do rio Negro de Balsa no porto de São Raimundo.

Maués - No final de novembro realiza-se a Festa do Guaraná, a segunda maior festa popular do interior. A região é conhecida pela exuberância das praias de areias muito alvas e extensas. Distante 365 quilômetros a leste de Manaus via fluvial. Há linhas regulares de barcos. Há vôos no período das festividades.

Parintins - Cidades onde em junho realiza-se o maior festival folclórico do Amazonas. Possui belos atrativos naturais pela sua localização na Ilha de Tupinambarana.
O município está situado a 420 quilômetros a leste de Manaus por via fluvial. Linhas regulares de barcos. Em junho há excursões e vôos charters.

Presidente Figueiredo - Conhecido pelas grandes cavernas e cachoeiras e uma exuberante flora com variedade de orquídeas interessante ainda uma visita a Vila de Balbina. Distante a 150 quilômetros ao norte pela BR-174. Linhas regulares de ônibus.

São Gabriel da Cachoeira - Situado no alto Rio Negro, a 1,6 mil quilômetros (por via fluvial) a noroeste de Manaus, o município de São Gabriel possui grandes atrativos naturais. Na região o rio Negro tem muitas corredeiras, com pedras no leito e ilhas que emergem no período da vazante.

O relevo é muito diferenciado com formação de um conjunto de serras como o "Morro dos Seis Lagos" e a "Bela Adormecida", assim denominada pela forma de uma mulher deitada. Esta situa-se a apenas 30 minutos da cidade. Na região de Maturacá, a nordeste da sede do município localiza-se a bela "Serra do Padre".

A região é rica em flora e muitas espécies novas são encontradas pelos pesquisadores. O subsolo é conhecido pela grande concentração mineral como ouro e a maior reserva mundial de nióbio.

Ao longo do curso do rio Negro, o naturalista alemão Alexander Von Humboldt descobriu o canal do Orinoco, que liga o rio às suas cabeceiras.

Em São Gabriel há o parque Nacional do Pico da Neblina, o segundo maior do país; o Parque Nacional do Pico 31 de Março; o Parque Nacional do Pico Guimarães Rosa e a Reserva Florestal do Rio Negro. A região é marcada pela presença indígena. Há pelo menos 13 grandes nações no Alto Rio Negro, entre elas os Tukano, Baniwa, Yanomami; Tariano que possuem rico artesanato.