Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

Serras Cearense - Longe da área costeira, o território cearense é marcado por diversas formações montanhosas, com altitudes que chegam a ultrapassar os mil metros. Nestes locais, onde a temperatura mínima chega a 17º C, destacam-se os vales aplainados utilizados para a fruticultura e as nascentes de rios, cachoeiras e fontes de água mineral.

Gruta UbajaraO relevo úmido reúne os maiores potenciais de vegetação do Estado, com florestas possuindo árvores de até 30 metros de altura. As principais reservas do Estado encontram-se nas encostas úmidas das serras, como as Chapadas da Ibiapaba e Araripe, onde estão o Parque Nacional de Ubajara e a Floresta Nacional do Araripe. Nas duas chapadas a altitude varia entre 700 e 900 metros.

Outras áreas de concentrações vegetais são encontradas na serra da Meruoca, na encosta sudeste do Estado, e nasGuaramiranga - Pico Alto serras de Maranguape e Baturité. Esta última abriga o Pico Alto, com 1.114 metros. Localizado no município de Guaramiranga, é um dos pontos mais altos do Ceará. A subida íngreme e o contato com a natureza exuberante tem atraído milhares de turistas anualmente.

O ponto culminante do Estado é o Pico da Serra Branca, localizado no município de Monsenhor Tabosa, com 1.154 metros. Além de pousadas aconchegantes, as regiões serranas possuem uma geografia propícia ao turismo de aventura, com trilhas ecológicas de tirar o fôlego. Os principais municípios serranos para o turismo são Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção.


Fonte: Secretaria de Turismo do Ceará