Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco


Pais transferem para os filhos ansiedade com a medida do pênis.

O Tamanho do Pênis dos Meninos - Por volta dos 14 anos, quando se encerra a fase do estirão é a época em que o desenvolvimento do pênis se completa. Mas muito antes disso, por volta dos 9 anos, pais aflitos levem seus temores aos consultórios médicos. Os homens ainda associam o bom desempenho na cama com um pênis grande. E transferem essa crença para os filhos. O urologista Valter Honji, da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas em São Paulo, explica que, na maioria das vezes, o único problema é a paranóia dos pais. São raros os casos de micropênis, quando o órgão mede menos que 3 centímetros e é necessário fazer um tratamento com hormônios. "Os adultos não tem paciência para esperar o desenvolvimento total da criança", diz Honji. 
   Não existe uma medida padrão. O tamanho é influenciado pela genética, pelas condições de desenvolvimento e até pela raça da criança. "Um menino ocidental de 11 anos deve ter um pênis medindo em média de 6 a 6,4 centímetros. Mas a metragem será diferente se ele descender de orientais ou negros", exemplifica Honji. Além disso, existe a questão da obesidade, cada vez mais comum entre as crianças. "Excesso de gordura na região do púbis esconde o tamanho real do pênis.
   Não apressar o relógio biológico dos garotos, gerando uma pressão desnecessária, é o conselho do urologista Honji. "Às vezes, os pais esquecem que estão lidando com uma criança ou adolescente. Questionam o tamanho do pênis do garoto na frente dele, causando uma angústia", explica. O indicado é consultar o médico separadamente e, se houver problema, conversar depois com o filho.