Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

MANCHAS
LIVRE-SE DELAS SEM MUITO TRABALHO

Retire manchas de vinho no tapete ou em outra superfície com um pouco de creme de barbear em aerossol. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com uma esponja umedecida com água. Outra maneira de tirar manchas de vinho é cobrir imediatamente a mancha com bicarbonato de sódio e depois passar o aspirador.

Pingos de cera de vela são removidos colocando-se um papel sobre a mancha e passando a ferro de passar roupa.

Manchas de café ou chá em copos plásticos, pratos e vasilhas saem se a vasilha manchada for posta de molho (cerca de uma hora) em água quente com alguns tabletes de limpador de dentaduras.

Remova o amarelado e as manchas de ferrugem das pias de cozinha e peças de banheiro, embebendo um chumaço de algodão em água oxigenada e passando suavemente sobre as manchas até desaparecer.

Manchas no vaso sanitário saem da seguinte forma: dê descarga, coloque pasta de bórax e suco de limão e deixe por duas horas, esfregando com uma escova em seguida. Se as manchas forem muito antigas, experimente lixá-las com uma lixa d'água.

Velhas manchas na porcelana saem se você raspar um sabão em pedra e misturar 1/2 xícara de branqueador até que fique dissolvido. Em seguida, passe a mistura na peça com uma escova.

Aquela mancha de óleo que fica no chão da garagem sai se você colocar solvente, alguns jornais por cima e deixar secar. Em seguida é preciso lavar com uma solução de detergente, 1 xícara (chá) de água sanitária e água fria. O processo deve ser repetido até que a mancha suma.

Móveis manchados por líquidos devem ser limpos com um pano umedecido e um pouco de pasta de dente branca, depois, dê um polimento normal.

Para tirar manchas de frutas de tecidos, use uma mistura de água morna, leite azedo, sumo de limão ou vinagre branco.

Manchas de sangue saem com facilidade se forem lavadas o mais rápido possível com água morna.

Manchas de tinta de caneta saem dos tecidos quando eles ficam de molho no leite. Elas também saem se o local for umedecido com um pano embebido em vinagre. Depois enxugue sem esfregar.

Você retirará com facilidade as manchas de óleo de carro e de piche passando na roupa, depois de lavada, um pouco de querosene. Em seguida, lave a roupa novamente.

Para tirar manchas de ferrugem de tecidos, coloque sal sobre o local manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar ao sol e depois lave.

Quando as meias brancas ficam manchadas por causa do uso, ferva-as com água e algumas fatias de limão. Depois de ferver por alguns minutos, escorra e esfregue bem o local manchado com sabão e enxágüe.

Se algum tecido ficou manchado com banha, manteiga, cera ou graxa, coloque a parte manchada entre dois mata-borrões e passe a ferro quente. Depois, limpe com benzina, éter, talco ou água quente com sabão.

Caso tenha manchado sua roupa com café, passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois enxugue com uma toalha.

Tire as manchas deixadas pela graxa passando óleo de cozinha no local e deixando por dez minutos. Depois lave com bastante água morna e sabão.

Manchas de grama em algumas roupas podem sair de duas maneiras diferentes: se o tecido for sintético, limpe-o antes com água e sabão e depois deixe-o de molho por 30 minutos numa bacia com água e uma colher de amoníaco. Já no caso de roupa de lã, esfregue um pedaço de algodão com vinagre até que a mancha saia. Depois lave a peça normalmente com sabão de costume.

Manchas de gordura podem ser retiradas facilmente se forem aplicadas no local uma gema dissolvida em um pouco de água.

Outra forma de retirar manchas de gordura, é colocar talco em cima do local em seguida. Escove com detergente e lave.