Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

Vasectomia - NO QUE CONSISTE A VASECTOMIA?
A vasectomia é uma simples intervenção cirúrgica mediante a qual se interrompe os condutos que dão passagem aos espermatozóides e, consequentemente, inibe a capacidade fecundadora do homem.

QUANDO ESTÁ INDICADA A VASECTOMIA?
Está indicada, entre muitos outros casos, naqueles em que o casal decide não ter mais filhos e a opção de se tornar infértil é assumida pelo homem.

QUE EFETIVIDADE TEM A VASECTOMIA COMO MÉTODO ANTICONCEPCIONAL NO HOMEM?

A efetividade anticoncepcional da vasectomia é de 99 a 99.5%, uma vez que detém a migração dos espermatozóides por seus condutos naturais. Existe uma remota possibilidade de retorno de atividade espontânea dos diferentes condutos, mas em margem muito pequena.

PODERIA-SE COMPARAR A VASECTOMIA À LIGADURA DE TROMPAS NA MULHER?
É comparável à ligadura de trompas no que diz respeito à segurança como método anticoncepcional, mas a vasectomia é uma cirurgia muito mais simples, rápida e de menor risco.

COMO É A OPERAÇÃO DE VASECTOMIA? É NECESSÁRIO A INTERNAÇÃO EM CLÍNICA?
A vasectomia é uma intervenção cirúrgica que leva de 15 a 20 minutos. É feita com anestesia local, mediante uma incisão no escroto (pele que recobre os testículo) de um ou dois centímetros. Não requer internação hospitalar.

QUANTO TEMPO SE DEVE GUARDAR REPOUSO DEPOIS DA INTERVENÇÃO?

Não é necessário guardar nenhum tipo de repouso especial. A pessoa pode sair do consultório e dar prosseguimento às suas atividades normais de trabalho.

A VASECTOMIA PODE TRAZER ALGUM TRANSTORNO POSTERIOR AO ORGANISMO E/OU FUNÇÃO SEXUAL?
Por tratar-se de uma intervenção cirúrgica simples, não há relatos de nenhum tipo de problema pós-cirúrgico, dado que só se interrompe a via de acesso dos espermatozóides. Quanto à função sexual, a prática tem comprovado que, ao sentir-se o casal livre do risco da gravidez, o relacionamento sexual torna-se mais íntimo e satisfatório.

A VASECTOMIA É REVERSÍVEL?
Atualmente, com as técnicas de microcirurgia, existe 80% de chances de se reverter a técnica da vasectomia.com sucesso.

RESUMO
- A vasectomia pode ser considerado o melhor método anticoncepcional atual para os casais, por sua alta margem de segurança, simplicidade cirúrgica e potencial de reversibilidade.
- A vasectomia é considerada 100% eficaz quando na análise de sêmen feita durante os 3 primeiros meses da operação não se observa a presença de espermatozóides.